5ªs Jornadas da Tecnologia Gráfica

5ªs Jornadas da Tecnologia Gráfica

Decorreu no passado dia 9 de dezembro, no auditório Doutor José Bayolo Pacheco de Amorim, no Instituto Politécnico de Tomar, as 5as. Jornadas de Tecnologia Gráfica, onde se debateram temas como a Impressão Serigráfica Funcional, a Impressão Digital e Pós-impressão e Ensino e Profissão.

A apresentação da RuyDeLacerda esteve a cargo de Vasco Oliveira e segundo o Dr. Guilhermino Pires, conhecido pelo seu legado à indústria nacional de artes gráficas e fundador do curso de Tecnologia das Artes Gráficas do Instituto Politécnico de Tomar, defende que mais do que investir em equipamentos de última geração, as empresas devem apostar na qualificação dos seus profissionais, para alcançar o sucesso,  afirmou que a apresentação está na linha da frente para as próximas aplicações gráficas.

O mercado aponta que se até agora a impressão estava associada a uma função inerente do objeto em que era aplicada, passou agora para um novo paradigma de ser a própria impressão a trazer funcionalidade ao objeto, onde o sector automóvel está a ser um bom exemplo, em aplicações funcionais diversificadas, como o mascaramento em sistemas de navegação, eletrónica impressa em sensores, antenas, tecnologia FMI/IMD, decoração funcional interior.

As características intrínsecas da Tecnologia de Impressão Serigráfica, depósito, resistência, intensidade de cor ou aplicável em qualquer tipo de substrato ou superfície, foram evidenciadas na apresentação técnica de Vasco Oliveira da RuyDeLacerda, em crescendo em segmentos industriais com são os exemplos : moda-têxtil, transferes têxteis, têxteis técnicos, decalcomanias, rótulos e etiquetas, embalagens, grande formato gráfico, In-Mold, RIFD, garrafas de vidro e cápsulas, decoração automóvel, bicicletas, aeronáutica, etc.

Um dos vídeos que marcaram esta apresentação, pode ser visto abaixo :

Uma mensagem final para a necessidade de se apostar na pré impressão digital CtS (Computer-To-Screen) exposição directa por luz e em automação, como elemento vital para garantir produtividade, qualidade diferenciadora, reprodutível em total garantia da imagem ou original, sejam imagens fotográficas, linhas finas, quadricromias ou depósitos de tintas, pastas ou vernizes 3D de 500 my !

Em todos os exemplos apresentados nestas Jornadas,  demonstrativos de aplicações actuais no mundo da Tecnologia Serigráfica Funcional, foram utilizados, na manufactura dos ecrãs serigráficos, sistemas de pré-impressão com tecnologia CtS (Computer-To-Screen) de exposição digital directa por luz da SignTronic AG.

RuyDeLacerda | Indústria Gráfica, por David Zamith

Leave a Reply

Your email address will not be published.